Palestrante: Dr. Adriano Larentes[1]
(IFSC Campus Chapecó)
Em 13.09
1.
Surgimento da educação profissional no Brasil,
Uruguai e Equador;
2.
Espaços que se especializaram em perder (América
Latina, África) e outros que se especializaram em ganhar (Europa, EUA);
3.
A EPT no México – rede de ensino;
4.
O BID e as escolas comunitárias (o caso do
Campus Continente – Unisul explorava e passou para a rede federal, idem Campus
Xanxerê e Jaraguá do Sul)
5.
Expansão da rede federal no Brasil e em outros
países com a ajuda do BID – interesse capitalista = mão de obra especializada
visando maior produtividade.
6.
Não há neutralidade em qualquer nível de ensino;
7.
Ensino (técnico profissional) dual alemão –
parceria escola e fabrica. 70% da carga horária na escola e 30% na empresa. Muito
voltado ao setor produtivo. Experiência brasileira – FIESC;
8.
O ensino técnico na AL – semelhanças e
dificuldades. Estruturar materialmente é fácil. O grande problema é o capital
humano, isto é, o docente. A formação de formadores que possuam além da técnica
a dimensão pedagógica;
9.
Escola para todos – pedagogia por competências?
Realidades empobrecidas com o Sistema S – “tropicaliza” ações e é muito voltado ao setor produtivo.
Precariza o trabalho docente, fragmentando-o;
10.
Trabalho em rede – OIT/Cintefor, Reduca e outras
redes em países latinoamericanos. Consórcio de informações;
11.
No ensino técnico profissional há que se lembrar
que é um ensino com dimensão andragógica. Ver Paulo Freire.
Para saber mais:
Prof. Carla Lopes
[1] Pós-doutor em Educação pela
Universidade Nacional Autônoma do México e em Políticas Públicas e Formação
Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em História pela
Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Instituto Federal de
Educação de Santa Catarina, Campus Chapecó. Entre suas áreas de atuação como
docente e pesquisador estão o Currículo Integrado, a Educação de Jovens e
Adultos, a Educação Profissional e as Políticas Públicas. É professor do
mestrado PROFEPT/IFSC, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo
Integrado do IFSC e membro do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em
Trabalho, História, Educação e Saúde da UFF/UERJ/FIOCRUZ.