18 de dez. de 2014

VIAGEM PARA CURITIBA

Nosso roteiro para o período em Curitiba. Ai, que delícia poder rever lugares e pessoas. E apresentar para o João Fernando a cidade que os pais dele nasceram e passaram parte da infância. Bom demais...

SÁBADO 20/12

Almoço no MERCADO PÚBLICO. Ir a pé mesmo.
Passar pelo prédio da R. dos Funcionários para mostrar ao João.
Visita ao MUSEU OSCAR NIEMAYER. Mostra do Sebastião Salgado.
Natal na Praça – Escadaria da Federal (Praça Santos Andrade)

DOMINGO 21/12
Visita a Feirinha do Largo da Ordem. Ver o Relógio das Flores e as galerias.
Subir na Torre de TV - Mercês                                                          
Visitar a Igreja N. Sra. das Mercês. Ver se um Frei Capuchinho pode abençoar o carro.


 SEGUNDA 22/12
Padaria Requinte (Cabral)
Compras na PICO-PATO
Ir até o Solar
Caminhar pelo centro de Curitiba – Praça Santos Andrade, Rua XV, Confeitaria das Famílias, Praça Osório, Boca Maldita.
Café da Carlos de Carvalho
Visitar a Sinagoga, Biblioteca Pública e Praça Sete de Setembro. Catedral Basílica N. Sra. da Luz
Natal de Luz com Jesus (Praça N. Sra. da Salete – Centro Cívico)

 TERÇA 23/12

Passeio de trem até Morretes. Passeio pela cidade. Almoço no Casarão = Barreado.


 QUARTA 24/12
Visitar as Ruínas de S. Francisco e o Museu Paranaense
Ver casa antiga da Carla e ver se o Frei Capuchinho abençoa o carro), compras na Casa do Coco e ir no prédio antigo Marcelo – 13 de maio.
Ir no  Passeio Público.

 QUINTA 25/12

Dia de Natal – confraternização com a família do Batista

 SEXTA 26/12

Jardim Botânico
Retorno para Florianópolis


9 de dez. de 2014

Plano de Marketing de Florianópolis

Vista noturna de Florianópolis a partir do Morro da Cruz.
Tentando conciliar minhas atividades profissionais com a vida pessoal e alguma coisa de social, finalmente hoje consegui participar de um evento do chamado trade turístico.

Promovido pela Prefeitura de Florianópolis e organizado pelo Sebrae (pelo o que entendi é isso), aconteceu o Primeiro Wokshop do Plano de Marketing da cidade.

Acredito que foi mais para validar conceitos e ações, mas foi super produtivo. Me surpreendi pela adesão das entidades - sim, algumas faltaram, mas nada  que comprometesse.

Eu me senti super à vontade, porque foram abordados assuntos que particularmente eu domino (quatro anos trabalhando com as disciplinas de planejamento turístico e os projetos da consultoria me habilitam, né?) e em grande parte, estava mesmo entre meus pares. Profissionais de longa data, pessoas conhecidas, outras com quais eu já trabalhei ou ainda trabalho.

É... Florianópolis é uma cidade pequena mas com problemas complexos e uma tarde somente não foi o suficiente para realizar a exposição de tudo que até agora foi aprontado pelas consultoras - Márcia Godinho e Tânia Brizolla. Elas conduziram tudo muito bem, já que o público embora de diversos setores do turismo, estava bem interado do assunto. Ávido por resultados, é verdade.

Eu mesma, expus minha opinião por diversas vezes e o bacana é que fui escutada. Também criticada, mas algumas pessoas também se manifestaram alinhadas com minhas ideias depois em conversas durante o coffee-break. Em especial a questão da capacitação profissional (atendimento, excelência na prestação de serviços e relacionamento com o cliente) que também deve integrar as questões mercadológicas (já que são um conjunto de ações, certo?)

Sobre o endomerketing que eu questionei no inicio do evento, não me foi respondido plenamente, conforme me disseram que aconteceria depois. Não deve ter dado tempo. Foi isso. É que não é de hoje que observo, mesmo que empiricamente, a repulsa dos moradores da cidade com relação ao turista. As redes sociais ficam cheias de posts malcriados. Uma cidade verdadeiramente turística recebe bem o turista e ponto. Reconhece seus problemas e soluciona.

Ai que utopia... mas enfim, Florianópolis não pode se dar ao luxo de ser antipática com o turista. Seja ele o rico endinheirado, seja ele o que veio pelo CVC em10 x no cartão. Por isso a minha pergunta. Não elaborei assim, toda redondinha, porque simplesmente não tive chance. O workshop foi bem corrido e a todo tempo parecia que estávamos correndo mesmo contra o relógio. Mas em outro momento, me posiciono melhor com relação a esta questão, considerando que acredito que seja um fator a ser trabalhado como ação estratégica de marketing.

Quero deixar registrado o empenho da Bianca Antonini e do Wilson Sanches, ambos do Sebrae e o prazer em conhecer as consultoras pessoalmente, que acredito eu, têm ainda alguns desafios pela frente, mas possuem a expertise necessária.






23 de nov. de 2014

Faz tempo

Uau! Deixei muito tempo passar para escrever no blog.
Claro que não foi essa a minha vontade...foi mesmo a correria do dia a dia, as preocupações cotidianas com a casa, com a família e com o trabalho.
Meu lazer sempre ficando de lado e minhas vontades, de escrever e até cozinhar (coisas diferentes, porque o trivial não conta!) por exemplo em segundo plano.
Então, voltei. Faz tempo que não escrevo sobre mim e minhas coisas. E olha, que muitas coisas aconteceram ao longo desse período em que estive ausente do blog.
Mas vou recuperar. Minha proposta é escrever sobre as minhas últimas viagens pelo interior do Estado em que estive trabalhando para o PROFORBAS - um programa do IFSC no qual foi suporte pedagógico.
Pretendo escrever sobre minha impressão das cidades, dos hotéis em que fiquei, mas principalmente sobre os cursos, sobre educação básica e sobre o papel dos professores da rede pública. Isso porque quando escrevi sobre o Curso de Complementação Pedagógica que fiz, quando escrevi os artigos do curso e postei no blog, houve grande visualização. Então, se posso fazer alguma diferença, se por acaso poderei contribuir para alguém para uma reflexão sobre a prática do professor, ok! Estarei aqui.
Em breve!!

12 de abr. de 2014

Ontem no CEDUP - JL foi assim

O prof. Daiko Lima propôs que sua aula no CEDUP JL fosse diferente. Imediatamente me lembrei do CAFÉ DEBATE  e ontem foi assim lá no CEDUP.

A palestra "Ascensão em Hotelaria", com André Luiz Bottaro Vieira, Gerente Geral no Hotel Flexy Portal do Sol, da Rede Bristol foi uma demonstração de que na hotelaria o caminho árduo, de muito trabalho mesmo, mas que pode ser compensador. Trabalha-se com pessoas e para as pessoas.


Sala do TH 3 com uma aula diferente.
Alunos do curso técnico em hospedagem do CEDUP - JL
Prof. Daiko Lima, a coordenadora do curso - Carla Lopes e o palestrante, André Luiz.

11 de abr. de 2014

Janela que vi e gostei

Uma janela que vi e gostei de cara. Tudo bem que vi no Facebook, mas imediatamente me lembrei que tenho um blog - Carla e a janela. Sim, bem este aqui.
Já tinha um tempão que não acessava e não postava alguma coisa...
Pois hoje estou me redimindo. Posto essa janela incrível. Vejam só!!!