14 de fev. de 2015

Aprendendo cozinha molecular (ou como fazer uma musse de chocolate)

Hoje assistindo ao programa Cozinha fácil (Receitas de Verão) com Rita Lobo, descobri que a cozinha molecular pode ser mais fácil do que a gente imagina.
É quimica... só isso! Claro que se a pessoa pode comprar todas aquelas máquinas e utensílios tanto melhor.
Mas aprendi a fazer uma MUSSE DE CHOCOLATE que vou em breve colocar em prática.
Coisa do Hervé This - autor de alguns livros sobre culinário molecular e parece que um grande cozinheiro. Ainda vou ler alguma coisa dele... hehehehe!

A receita está abaixo e ah! aprendi mais uma coisa: o nibs de cacau. É a amêndoa do cacau que serve como decoração!! Por sorte tenho em casa e não sabia o que fazer com ela.



Mousse de chocolate com chantily
Doce facílimo de fazer leva apenas água e chocolate no preparo.
 
Ficou legal, mas nos meus copinhos da Frida Khalo vão ficar divinos!!

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: serve 6 pessoas
Nivel de dificuldade: fácil


Ingredientes:
150g de chocolate amargo picado
½ xícara (chá) de água
Cubos de gelo
Nibs (ou amêndoa) de cacau para decorar


Modo de preparo:
Preencha uma tigela grande de vidro (ou inox) com cubos de gelo. Separe 6 copinhos de cachaça para montar a mousse.

Coloque a água numa panela pequena e leve ao fogo médio. Quando começar a aparecer bolhinhas no fundo da panela, desligue o fogo.

Junte o chocolate picado e mexa bem com uma espátula até derreter completamente. Transfira para uma outra tigela grande de vidro (ou inox).

Encaixe a tigela do chocolate sobre os cubos de gelo. Com o batedor de arame, bata bem o chocolate por cerca de 4 minutos, até começar a endurecer. Retire a tigela do gelo - seja rápido ou a mousse endurece demais e talha. Se isso ocorrer, derreta novamente a musse na panela e repita o passo anterior.

Com uma colher, preencha os copinhos com a mousse. Sirva imediatamente com creme de leite batido e finalize com nibs de cacau (se quiser prepare com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir).

Um comentário:

  1. Ruim não fica! Embora o chocolate fique cremoso e até aerado, tem-se a sensação de aguado; O chantily é uma ótima opção e pra mim os nibs de cacau fizeram grande diferença.

    ResponderExcluir