2 de jul. de 2011

PASMEM!!!

21 de junho de 2011 | N° 9207

VISOR | RAFAEL MARTINI

  • SOBROU PARA A GOIABEIRA!

    Você sabia que a goiabeira no quintal da sua casa ou o limão usado para preparar a caipirinha podem ser apreendidos e retirados de circulação? É o que diz uma decisão do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), de dezembro de 2010. A norma, que acaba de entrar em vigor, determina a imediata retirada de todas as espécies exóticas da flora e fauna em SC.
    ***
    A lista proibitiva inclui o sagui, javali, rã-touro, berbigão asiático; e vegetais como madressilva, banana-flor e morango-silvestre. Sob rigoroso controle permite a cabra, porquinho-da-índia, coelho, carpa, tilápia-do-nilo, camarão-branco, ostra-do-pacífico; e vegetais como chuchu, amendoeira, eucalipto, goiabeira, limão e pínus.

    ***
    O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, contestou ontem a exigência do Ibama para o cumprimento da norma. Chamou a decisão de absurda. Disse que pretende questionar o Ibama e o Consema, já que várias destas culturas fazem parte da economia de SC. Polêmicas à parte, limitar o camarão e o limãozinho já é sacanagem...