8 de set. de 2018

Aula 6: Teoria do capital humano e Pedagogia das Competências


Esse mês o prof. Marival Coan, docente do IFSC no Campus Florianópolis se aposentou. Foi meu professor de "Educação e Trabalho" na Especialização em ETP que finalizei em 2017. Abaixo uma das atividades que fizemos para suas aulas. Um forma de eu homenageá-lo.

PROF. MARIVAL COAN                                      ALUNA: CARLA LOPES

Aula 6: Teoria do capital humano e Pedagogia das Competências

     A Teoria do capital humano e a pedagogia das competências podem ser consideradas como ideológicas? Justifique sua resposta a partir das reflexões realizadas no primeiro e segundo encontro.

Acredito que sim. A primeira de acordo com um projeto de competetiividade no mundo capitalista onde “quem sabe mais pode ganhar mais”. E no segundo para “moldar” o trabalhador segundo as necessidades do mercado do trabalho.

Explico melhor: embora ainda com uma leitura pouca sobre o capital humano, entendo que o conceito de capital se ampliou para abarcar o ser humano como um indivíduo do saber. Então se eu sei mais, tenho mais responsabilidade e consequentemente um maior cargo e assim tenho também um melhor salário. Sendo até mesmo possível, me aventurar no mundo dos negócios abrindo meu próprio empreendimento. Isto é, sendo um empreendedor. Mas não é de hoje, que se sabe que um “canudo” na mão não é significado de sucesso profissional ou de muitos ganhos ao fim do mês.

Aí está mais um conceito o do CHA – conhecimento + habilidade + atitude. Esse é o conjunto de atributos que o trabalhador precisa ter, de acordo com sua área de especialidade, para chegar a um pretendido sucesso, de acordo com o currículo por competências.

Minhas perguntas:


1.       O que significa a hierarquização do saber representada de forma horizontar e não mais vertical? 
2.    O texto afirma que o currículo por competências  ”implica em deixar de fazer a separação entre o saber e o fazer-saber para centrar o esforço em resultados de aprendizagem nos quais se atinge uma integração entre ambos.” Isso é ruim? Como se dá?