24 de jul. de 2016

Impressões sobre comportamento e educação - viagem Europa 2016

Como educadora, não poderia deixar de fazer, mesmo que brevemente, uma análise sobre a situação social e educacional dos lugares por onde passei durante minha viagem a Europa, agora em Maio de 2016.

1. Diferentemente do que a gente imagina, as livrarias não estão cheias. Exceção são as que se tornaram pontos de atração turística, como a Lello & Irmão em Porto. Eles estão cobrando a taxa de 3 euros para a visitação da mais charmosa livraria da Europa. Mas vale super a pena. Mesmo porque na compra de um livro o valor é descontado.



Ponto de venda de ingressos na Lello &Irmão
Também na Shakespare and Company, em Paris, havia movimento de turistas. Não achei os preços atrativos para comprar nem mesmo os usados!



Eu ali na banca, só vendo!

Passei em uma feira de livros em Lisboa, na Estação de Metrô do Parque das Nações. Na feira, realmente os preços estavam mais atrativos. Comprei algumas brochuras, porém nas livrarias não vi vantagem financeira, pois nosso câmbio estava alto. Coisa de 4,50 reais para 1 euro.... 





2. Conversando com o prof. António Moreira, coordenador da doutorado em Educação da Universidade de Aveiro, me explicou que o governo de Portugal subsidia escolas particulares, os colégios. Isso está acarretando evasão das públicas. Consequência: exonerações e fechamento das escolas públicas em todo o país. a esquerda não está gostando nada da situação e espalhou outdoor em algumas cidades. Pude vê-los em Coimbra e também em Viseu.






3. Na grande maioria dos atrativos turísticos há grupos de escolas. Nos dias de sol, as professoras levam os "miúdos" para as praças para lanchar. Lindo de ver! 
Interessante observar que nas bilheterias dos atrativos turísticos e principalmente dos museus, há a informação da gratuidade para a faixa etária dos 15 aos 25 anos. É uma ação dos governos para incentivar a juventude.Já os mais velhos, acima de 65 anos, raramente têm desconto. Bem ao contrário aqui do Brasil!


Neste caso, na ria em Aveiro.

4. Em Dublin, um centro de distribuição de drogas do governo. De acordo com meu amigo, eles têm o cadastro de pessoas e fornecem a dose diária necessária. Há vários desses. Oferecem serviços de alimentação, orientação e higiene, porém respeitando o livre arbítrio de cada um. Essa foto foi tirada às 20h. Quando passamos de volta, às 23h já havia fila. Mas não há perigo...




Em frente ao Rio Lefey.

Tem mais, aos poucos vou me recordando. Minhas anotações são esparsas... vou me disciplinar para postar!