28 de jun. de 2013

MERCADO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS

O Mercado Público de Florianópolis tem uma história bem interessante com a cidade. Isso porque é um mercado que fica na área central da cidade. Já sofreu algumas modificações arquitetônicas acompanhando a evolução do centro. Ali batia o mar, antigamente.

O aterro da década de 70 substituiu o mar. Esse "antigamente" nem é tão antigamente assim. É que fica no imaginário coletivo as fotos mais antigas. Da década de 20, por exemplo.

O nosso mercado é um mercado de peixe, obviamente pela vocação da cidade. Lembre-se: uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Menos o de cima. E o de baixo ... Brincadeiras à parte, uma hora dessa posto um resumo da história do Mercado Público de Florianópolis e algumas imagens, é claro!

Sou uma pessoa que descobriu já ha algum tempo a importância turística dos mercados e também a importância social dos mesmos. Sempre que viajo procuro visitar esses locais para ver "in loco" a cara da cidade. Aqui em Florianópolis todos os públicos são bem-vindos. Desde as senhoras que buscam pelo melhor dos armarinhos, os artesãos que procuram peças para suas atividades, os "botequeiros" que curtem um boa cerveja no fim do dia, os desocupados que ficam por ali o dia inteiro. As donas de casa acham ali toda a sorte de pescados. Os turistas tem algum suvenir para comprar e uma amostra da nossa gastronomia.

Então dá para perceber o quanto o Mercado Público de Florianópolis é democrático. Nem tanto, se analisarmos bem de perto. Do aspecto comercial/empresarial, ali estão instalados há décadas boxes que passaram de pais para filhos. A licitação estava há anos para ser concluída pela prefeitura.

E é por isso que escrevo este post. Ontem foram abertos os envelopes e sorteados os boxes. Uma coisa assim, porque não acompanhei muito bem as notícias, mas fiquei sabendo que:

- o Box 32 vai continuar. Seria bom se ele ficasse com boxes no vão central. Daria para colocar as mesinhas fora. Seria um outro astral!
- a Sanduicheria da Ilha conseguiu box no mercado. Minha opinião é que temos sim que ter mais gastronomia. Movimentar a vida, a rotina do local. Ter opções e acertar com públicos mais endinheirados.
- tem ainda uns 45 boxes em aberto. Será que mais ninguém está querendo se instalar lá?
- depois de sorteados os boxes, haverá desocupação, reforma e reinauguração. Isso tudo até o verão de 2014. Ai, isso me dá arrepios... não vai dar tempo!!

Agra vai uma pergunta: tem uma ala do nosso mercado que está reformada. Por causa de um incênsi. Se não me engano foi em 2005...  Tem umas 20 lojinhas (os boxes individuais) que vendem sapatos e sandálias e preços bem populares. Olha, se ficar meia dúzia é muito, viu? Pensaram nisso durante a licitação que eu sei, mas estou para descobrir que outros tipos de comércio foram autorizados para ficar ali. Assim que eu descobri posto.