19 de fev. de 2018

Sobre viajar, pesquisar e... deixar passar!

Uma viagem sempre é um momento de aprendizado. Antes, durante e depois. Para mim, não há como se fazer uma viagem, por mais simples que seja, sem o mínimo de planejamento - o que requer pesquisa, leitura, conhecimentos prévios.

Pois bem. Quando fomos para a Europa - meu pai, meu irmão e eu, planejei muito! Pesquisei em sites e livros. Em blogs e guias de viagem. Claro, que resolvi fazer do meu jeito e dos meus companheiros de viagem. Em certo momento cheguei a conclusão de não falar muito a respeito da viagem com outras pessoas no "antes", pois as opiniões são muitas e variadas a respeito dos destinos.

Como li e reli algumas coisas, cheguei até a desistir de ver... e de seguir aprofundando conhecimentos, para poder experimentar do "elemento surpresa" durante a viagem. Para não perder um pouco da graça, certo?

Isto porque, fato é, que a gente faz uma verdadeira viagem, antes da viagem!

Tudo isso pra dizer que "passou batido" um atrativo de Paris. Sim, numa dada praça havia uma árvore centenária e que nem tomei conhecimento na época. Nem antes e nem durante a visita a Paris. Só vim a saber dela, por acaso, esses dias.... Novamente estava eu pesquisando algo sobre Paris ou um filme, nem lembro direito e me dei com essa informação:

A ÁRVORE MAIS ANTIGA DE PARIS. Ou, como me chamou a atenção: a árvore de muletas! Eis a  foto da dita cuja:

A Robínia (pseudo-acácia)
Sobre a árvore: é uma acácia, uma árvore mítica para os celtas e tals. Esse exemplar foi plantado em 1601, portanto, digno de visitar.

Acontece que "virou, mexeu", nós passamos por esta praça onde fica a tal árvore. Mas nem tomamos conhecimento dela porque andando por Paris estávamos sem guia, sem tablet... e quase não falávamos com ninguém.

A tal praça é essa da foto abaixo e quando vi nos blogs, lembrei que sim, tiramos fotos ali. Pensei imediatamente: será que a árvore celta aparece em alguma foto nossa? Assim posso me redimir!!

 René Viviani - a praça

Voltando a Paris.... no nosso terceiro dia lá, estava no meu roteiro ir a Shakespeare & Co, a livraria, e andar por ali, afinal é uma parte de Paris medieval. Também passar pela Sourbonne... etc. Inclusive aconteceu o elemento surpresa nesse dia, pois não esperava ir na Fonte dos Médicis no Jardin de Luxemburgo ... e nem passar na frente do Cine Ódeon.

Mas enfim. Como estávamos vindo da Ille de France, atrevessamos a Pon au Double e entramos na praça. Tem foto minha sim, mas do outro lado!! Com a Catedral de Notre Dame, afinal o atrativo maior dessa região.


Foto by Carlos Alexandre.

A Square Viviani é uma gracinha! Super arrumada, com espaços de gramado, muita flor  -  como dá pra ver nessas duas fotos.
O pai e o Alexandre a Igreja ao fundo e a bendita acácia!!
Então, fui procurar nas fotos e achei três fotos da praça. E como se percebe, nessa foto acima, a árvore mais antiga da cidade. Era maio de 2016, primavera na Europa e a árvore estava com muitas folhas verdes, bem claras.  Aproximando a imagem dá para ver melhor...




Então, minha dica é: indo a Paris visite essa região, vá na praça - que tem vestígios da reforma da Notre Dame (as pedras da praça eram da Igreja), e faça como os celtas reverencie a árvore.

Por fim, acabei criando uma história de viagem! Espero ter me redimido com a árvore...