28 de nov. de 2012

CATEDRAL - 300 ANOS



Para comemorar os 300 anos de instalação da paróquia N. Sra. do Desterro irão acontecer vários eventos durante o período de 25/11 de 2012 e 25/11 de 2013. E eu estou nessa!!

Estou organizando os monitores culturais da Exposição Fé e Arte - Santeiros de Santa Catarina que está acontecendo (inaugurou dia 25/11) no Espaço Museal da Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Convidei os alunos do CEDUP - JL para participarem e assim adiantar horas de estágio. E deu certo!

Estão participando: Gabriela, Cristina, Waldirene e Marcos do TH -1 (Téc. em Hospedagem módulo 1) Arlete e Joselma - do TH - 2  (Téc. em Hospedagem módulo 2)

No interior da Capela N. Sra. das Dores

Capacitação com a Márcia Escategenha

Convidei também alguns ex-alunos, mas somente a Fátima Preczevski está participando e com muita alegria. E o Eduardo, que é um paroquiano formado Guia de Turismo, também se interessou e está integrando a equipe.

Já realizamos uma capacitação com a Márcia Escartegenha - restauradora da Catedral e fizemos um exercício visitando o Museu Victor Meirelles.

Da esq. para a dir.: Eu, Fátima, prof. Fabíola e Joselma
No momento estou confeccionando uma apostila, como suporte didático, já que conversando com o Pe. Siro (pároco e reitor da Catedral), combinamos de estender a monitoria para ao interior da Catedral mostrando o que ela tem de mais significativo.

O que está faltando mesmo é o tal de patrocínio... por enquanto estamos na base do voluntariado, mas espero que por pouco tempo, já que tudo é muito recente.

O mais bacana é que o projeto vai ser inédito para a Catedral que como atrativo turístico de grande interesse em Florianópolis (marco do início da colonização) recebe muitos turistas, mas que até hoje não havia mensurado isso e também nunca teve ninguém responsável por mostrar os vitrais, as pinturas murais,  o piso cerâmico do interior da antiga sacristia, os fundos do altar-mor... enfim, tanta coisa histórica e tanta cultura!!