17 de nov. de 2018

Café carioca na cidade do Porto - Portugal

E lá estávamos nós, após o nosso pic nic na Praça de Lisboa. Enfim na metade da viagem à Europa, eu havia conseguido usar a tolha de pic nic - a que eu tinha levado com o objetivo de comer no gramado próximo a Torre Eiffel. Não deu por conta da chuva...

Depois dessa foto, um policial pediu pra gente sentar em outro local!!
Mas o post é sobre o espresso que tomei depois do pic nic que acabou acontecendo no Porto. Foi assim: após a visita a Livraria Lello & Irmão, fomos até um bar próximo e compramos nosso almoço que acabou acontecendo no gramado da Praça de Lisboa ali do ladinho da Torre dos Clérigos. 

Foi muito significativo... isto porque o pai gostou muito do lugar, pois tem muitas oliveiras ali plantadas. Já o Alexandre, achou o lugar magnífico porque abaixo de nós tinha uma galeria, as linhas retas do lugar e tals, o uso diferente dado ao conjunto. E eu, bom... eu gostei porque estava em Portugal mesmo!! Estava tentando absorver toda a informação possível e estava gostando de tudo!!

Essa imagem tirei da internet e mostra o café existente na praça.
 De quebra, a sombra da Torre dos clérigos!!

Vamos ao espresso: o garçon ao ver que éramos brasileiros ofereceu o"café carioca". Eu respondi que gostaria de um espresso forte mesmo. O que eu conhecia como Carioca - o espresso mais fraco, se acrescenta um pouco de água após a prensa.

Eu e o pai na parte de baixo da Praça. Atravessando a rua, fica a Lello & Irmão.
Ele disse que não era assim que serviam, mas que era um café tirado com uma lasca de limão taiti - e considero agora, que por seu frescor, seja denominado de "café carioca" lá para as bandas de Porto. Mais uma aprendizado da viagem!!

O lugar é tão gostoso que ficamos de papo um bom tempo por ali...
Fato é que até hoje, passados dois anos do nossa viagem, eu de vez em vez, tomo um café aqui em casa - espresso ou não, com uma lasquinha de limão. Delícia que me remete àquela charmosa praça!