27 de mai. de 2018

UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE O CRISTIANISMO - PARTE 1

Fiz algumas anotações sobre as passagens mais curiosas do livro de Geoffrey Blainey, "Uma breve História do Cristianismo". Como é muita coisa... realmente tenho aprendido muito com esse livro, dividi em Parte 1 e Parte 2. Eis abaixo, a primeira parte:

  • O aparecimento de estreles no céu anunciava acontecimentos importantes. Uma estrela extraordinariamente brilhante poderia ser o sinal do nascimento de um faraó ou do fundador de uma religião. Assim os sábios do oriente, seguiram a estrela na intuito de conhecer o que a estrela revelaria.
  • Os primeiros cristãos não comemoravam o Natal. Simbolicamente a Ressurreição era mais importante. 
  • Como Constantino não gostava de Roma, decidiu construir uma nova Roma. Para isso escolheu Bizâncio, que passou a se chamar Constantinopla e seria a nova capital do Império Romano. Atualmente, Constantinopla  chama-se Istambul.
  • Constantino também decretou, em 321, que o domingo deveria ser reconhecido como um dia especial. Deveria ser um dia de descanso.
  • Ravena é uma cidade italiana onde a visão ariana permanece, sobrevive. Não é tão turística quanto Veneza e Florença, porque grande parte de suas obras de arte foram destruídas. Porém, guarda ainda mosaicos maravilhosos criados nos tempos áureos dos romanos, dos bizantinos e sobretudo, dos arianos.
Mosaico citado na obra e que está localizado em Ravena, Itália.
  • Foi na Irlanda que ordens de monges, como os beneditinos, encontraram bons locais para seus mosteiros. Lá, eles passaram a adorar a cruz celta, desenhada por eles e que guarda uma certa semelhança com a cruz copta.
obs.: fui pesquisar e a cruz copta é a cruz dos cristãos do Egito.


Cruz copta

Cruz celta
  • O Norte da África, não possuía um lugar sagrado (cristão), como Roma, mas produziu mentes capazes de discutir o que realmente significava "sagrado." O cristianismo florescia na região costeira, porém cedeu ao Islamismo, por meio dos exércitos muçulmanos por volta de 675.
  • A basílica de Santa Sofia foi dedicada à Sagrada Sabedoria de Deus. 

Santa Sofia, a basílica da Turquia.
  • Os mosteiros dos cistercienses eram o que hoje podemos chamar de turismo de experiência. Atraíam uma espécie de turista que ficava 3 ou 4 dias hospedado no mosteiro e podia ajudar na lida, como carregar a colheita ou podar as árvores. Havia uma calorosa recepção, mas esta poderia esfriar, caso o turista não se ocupasse de algo útil durante sua estada.
  • A veneração a Virgem Maria cresceu muito no século 12, quando a oração da "Ave Maria" se tornou popular. Na Europa formou-se o hábito das igrejas soarem os sinos 3 vezes ao dia - manhã, tarde e noite, para lembrar os fiéis de rezarem a Ave Maria. Esse hábito levou ao uso do rosário.
  • Sobre a arte dos vitrais: entre 1203 e 1240 a catedral de Chartres recebeu vitrais nas suas 176 janelas.
Catedral de Chartres, a 90 km de Paris.