22 de out. de 2018

COMPARTILHANDO SABERES - O Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Hospedagem MEDIOTEC/ PRONATEC

O Curso de Hospedagem ofertado pelo CEDUP-JL a partir de Agosto de 2017 foi uma parceria realizada entre a Secretaria Estadual de Educação e o Governo Federal por meio do Programa MEDIOTEC/PRONATEC.

Após um ano de aulas teóricas, os alunos estão passando por 80 horas de atividades práticas em meios de hospedagem da Grande Florianópolis. Essas atividades é que irão constituir por fim todo o conjunto de saberes do educando ao término do curso.

Ao compartilhar dos seus saberes , o hotel parceiro do CEDUP – JL está contribuindo para a formação de jovens que em futuro breve poderão estar inseridos no mercado de trabalho. São empresas concedentes do Estágio Supervisionado que em dado momento perceberam a necessidade da escola e abriram as vagas de estágio. Não obstante, designaram supervisores na empresa para acompanhar o desempenho dos alunos juntamente com a supervisora responsável na escola.

São empresas parceiras do CEDUP – JL os seguintes meios de hospedagem.

            Em Florianópolis:
§  Oscar Hotel
§  Hotel Cambirela
§  Hotel Maria do Mar
§  Hotel Costa Norte Ingleses
§  Hotel Costa Norte Ponta das Canas
§  Floripa Hi Hostel
§  Slaviero Executive Trindade
§  Faial Prime Suíte

Em Palhoça:
§  Slaviero Executive Via Catarina

            Em São José:
§  Hotel Lunes
§  Hotel Kenney Executive

Os 28 (vinte e oito) alunos que atualmente estão em período de Estágio Supervisionado deverão elaborar um Relatório de Estágio que será apresentado em data a ser definida. Essa apresentação objetiva novamente compartilhar as experiências individuais para o grupo, enriquecendo potencialmente o estágio possibilitando a troca de conhecimentos entre os alunos.

Embora não seja tarefa fácil operacionalizar o estágio, pois há que se realizar contatos (e mantê-los), organizar horários de visitas para a supervisão, distribuir os documentos de estágio - a princípio um Acordo de Cooperação Técnica e um Termo de Compromisso - mas também o seguro obrigatório, a folha ponto e finalmente a ficha de avaliação; é muito gratificante observar in loco o desempenho de cada aluno.

É um momento ímpar ouvir o reconhecimento dos gestores de hotéis referentes ao compromisso de um aluno ou de sua postura frente aos novos desafios, assim como saber da possibilidade de contratação logo a conclusão do curso.

Por isso, a resolução em compartilhar com a comunidade do CEDUP – JL mais este saber. Afinal também há aprendizado na prática docente. Há a construção de um saber no dia a dia do professor e na supervisão de estágios. E essa construção vai além da sala de aula estando presente em cada visita, em cada conversa com o gestor, em cada registro fotográfico, como se pode observar a seguir.


Obs.: originalmente o texto foi publicado no blog do CEDUP - JL



Aluno Eduardo durante atividade de estágio no Hotel Kennedy Executive.

Alunos Maurício e Eduardo com o gestor Jefferson Carminatti no Faial Prime Suítes.

Com a aluna Karolyni no Hotel Kennedy Executive.

A aluna Polyanna, eu e o Vinícius, gestor do hotel.

Alunas amanda e Liriel durante estágio no Hotel Cambirela.