2 de abr. de 2016

Sobre o filme Hannah Arent - ideias que chocaram o mundo


Alguns pontos para reflexão no filme de Margarette von Trota, supondo que o leitor saiba de antemão quem foi Hannah Arent.

       A aluna que se apaixona pelo professor.
Nada de novo, certo? O que surpreende (ou não) é o contexto, a época de 30. Como essa mulher era emancipada! O filme trata da época que Hannah Arent já estava em NY, isto é, 1960, mas volta algumas cenas ao passado dela na Alemanha.

      Um intelectual que se envolve com o nazismo.
Será que foi o primeiro?
Lembro agora da aula de quinta última do prof. de História e Filosofia da Ciência e Tecnológica, Elieser Donizete Spereza durante o curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica do IFSC, que afirmou ser o grande desafio da reflexão filosófica de hoje não deixar que aconteça novamente o que ocorreu em Auschwitz. Para isso, os intelectuais precisam estar atentos para não cair em armadilhas como essa!

      Os amigos íntimos lhe dão as costas.
Foi meio triste de ver  o rompimento com pessoas que ela realmente amava. Mas ao mesmo tempo, eram amigos de longa data e que a conheciam bastante bem. Não a compreenderam.

      Aprendi algumas coisas novas durante o filme.
A primeira que existiam líderes judeus e que estes, de alguma foram (que eu ainda vou pesquisar) foram coniventes com o que aconteceu durante a Segunda Guerra. Sim, eu acredito no que a Hannah Arent escreveu, porque o ser humano é capaz de muita coisa. E essa “banalidade do mal” que ela cunhou, pode explicar isso.   

Depois, que como um assassino pode ser uma pessoa normal. Ou melhor, um nada. Um medíocre incapaz de pensar. Um cúmplice do holocausto que não era um mestro, como tantos outros o foram. Mas, um cara que estava somente cumprindo ordens, mecanicamente. Não pensava o dito cujo do Eichmann. Fato elementar para decidir entre um sim e um não. Entre o certo e o errado, entre o belo e o feio.

5     Como a atriz do filme fumou! Fumou em praticamente todas as cenas. O filme começa e termina com a atriz Barbara Sukowae fumando!

Pergunta:  Mesmo sendo uma característica de Hannah Arent . Poderiam ter minimizado esse fator. Ficou demais! Não pesquisei, mas ela deve ter morrido por causa do cigarro...

6     A internet possui pouco mais de oito milhões de itens com a palavra chave Hannah Arent e o seu texto da Wikipédia é até bem extenso, mas fala pouquíssimo do período que trata o filme.