7 de jul. de 2013

JARDIM DOS CHEIROS

Já faz algum tempo que estou para recuperar o meu JARDIM DOS CHEIROS lá na QUINTA BEIRA ALTA. Explico: há uns anos atrás eu e o pai projetamos e fizemos uns canteiros no formato de trevo de quatro folhas a fim de plantar ervas medicinais e ervas para usar na cozinha, isto é, as aromáticas. Confeccionamos num espaço de terreno próximo da horta.

Ajeitamos o terreno, desenhamos o trevo de quatro folhas, colocamos as lajotas e definimos as ervas. Com o tempo eu ia comprando e com a ajuda do pai plantando. Deu de tudo: salsinha, cebolinha, capuchinho, erva cidreira e mais meia dúzia de outras ervas que agora não me lembro.

Acontece que não houve a devida manutenção. Tudo tem que ser bem cuidado e essas artes da terra, em especial as datas de plantio, datas de corte, datas para poda, etc. Sem falar que tem que capinar em volta para poder chegar até o local, capinar dentro dos canteiros e tirar as ervas daninhas. Tem-se que verificar se a terra está seca ou se tem muita água. Enfim, cuidados periódicos que não foram seguidos à risca.

Então o que ocorreu: o mato cresceu ao redor (tal como a cantiga de roda), ervas daninhas foram tomando conta, o capuchinho não se conteve dentro dos limites do conteiro. Ficou lindo, aliás!! Também não posso deixar de mencionar a erva cidreira - ficou uma moita gigantesca... pena que não tenho registro fotográfico.

Bom, tenho aqui comigo um croqui novo. De recuperação. Mas também vou precisar:

1. limpar o terreno novamente
2. refazer o formato de trevo separando um pouco as lajotas (elas ficaram muito juntinhas, o que represou a água da chuva, acarretando em morte de algumas ervas)
3. pintar as lajotas com cal
4. comprar as ervas
5. plantar as ervas, conforme anotação (verificar compatibilidade entre os canteiros)
6. verificar biodinâmica específica e adubo necessário e adequado

Lista das ervas que eu quero plantar:

LAVANDA - Propriedades terapêuticas: anti-séptica, estimulante da circulação; alivia espasmos musculares e cãibra.O óleo da lavanda alivia dores musculares, enxaquecas e outras formas de dor de cabeça e combate inflamações. Também é um dos óleos essenciais mais anti-sépticos, tratando muitos tipos de infecções, entre as quais pulmonares, respiratórias, vaginais e especialmente candidíases.


Flor da lavanda
POEJO - Poejo é uma planta medicinal, de nome científicoMentha Pulegium, da família das lamiáceas que pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças como diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Para que serve? Diabetes, falta de apetite, digestão difícil, cólicas intestinais, coriza, gripe, resfriado, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, transtornos menstruais, crise nervosa, reumatismo, pode ser utilizado externamente nas infecções cutâneas.

No sétimo dia de vida, o João Fernando tomou banho com poejo, porque meu pai disse que era bom para afastar bruxaria. Coisa dos antigos lá de Portugal. Achei bacana e fiz!


MANJERICÃO - Em casos de estresse, exaustão e sintomas relacionados a eles (dor de cabeça, indigestão, tensão muscular, nevralgias etc.) ou de falta de memória e de concentração, o manjericão funciona como tônico. A ação da erva é tanto anti-séptica quanto desintoxicante, ajudando o organismo a se restabelecer de todo tipo de infecção. Digestivo, sedativo, tônico, baixa a febre; é auxiliar no tratamento de infecções bacterianas e parasitas intestinais.

CEBOLINHA - A cebolinha contém boas doses de enxofre, associado ao combate de doenças cardiovasculares. Também é Antioxidante e digestiva.

ENDRO - Digestivo, calmante leve, aumenta o leite materno, ânsia de vômito, cólica intestinal em recém-nascidos, dispepsia, espasmos gastrintestinais, flatulências, fígado, gases, hiperacidez estomacal e insônia. 










GENGIBRE - Antioxidante; ajuda a tratar enjoos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento.

HORTELÃ - Estimulante, digestiva.

ALECRIM - Digestivo, antioxidante, estimulante, ativador da circulação sanguínea, antidepressivo e anti-séptico.

CAMOMILA - Evidências científicas demonstram que o chá de camomila pode realmente ajudar a aliviar uma grande variedade de indisposições de saúde, incluindo gripes e cólicas menstruais.



Flor da camomila


LOSNA - A losna, cientificamente designada Artemísia absinthium, é uma erva medicinal que pode ser conhecida como absinto, erva-do-fel, alenjo, erva-de-santa-margarida, sintro e erva-dos-vermes. Vermífuga; estimulante da produção de sucos gástricos indicada para falta de apetite, má digestão; insuficiência hepática.



Folha da losna

ERVA DOS GATOS - É considerada uma droga terapêutica para os felinos, não sendo tóxica nem causando dependência.

CAPUCHINHO - lanta herbácea rasteira, de 1 a 2 metros de comprimento. Possui flores bastante vistosas, com alto valor ornamental. Suas flores e folhas são comestíveis, podendo ser consumidas na forma de salada, possuindo alto valor nutritivo. É considerada anti-escobúrtica (combate ao escoburto), anti- séptica (contenção de microrganismos), e empregada como fortificante dos cabelos no tratamento das afecções pulmonares.






SALSINHA - Favorece o equilíbrio hormonal; é fonte rica em betacaroteno (pré vitamina A) e Vitaminas do Complexo B; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite; é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas.

ORÉGANO - Digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais.

Fonte das propriedades das ervas: sites diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário